Vereadores eleitos tomam posse no primeiro dia do ano em Ponta Porã

Evento foi realizado no Centro de Convenções na tarde deste dia 1º de janeiro


Com o auditório do Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez completamente lotado foram empossados no final da tarde início da noite desta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, os 17 novos vereadores de Ponta Porã, eleitos em 6 de outubro passado para mandato de 2025 a 2028. Na mesma solenidade tomaram posse o prefeito reeleito Eduardo Campos e seu vice, Patrick Derzi.

Pouco antes das 17h horário marcado para início do evento de posse dos eleitos o auditório do Centro de Convenções já estava lotado. O evento contou com a presença de convidados, de diversas autoridades civis e militares tanto do município quanto do Estado de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi presidida pelo vereador Agnaldo Pereira Lima, e teve como secretário o vereador Marcelino Nunes. Também compuseram a Mesa que dirigiu os trabalhos o prefeito Eduardo Campos e a primeira-dama Paula; o vice-prefeito Patrick Derzi e sua esposa Marina, e o advogado Luiz Renê Gonçalves do Amaral, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul.

Os 17 vereadores eleitos em outubro e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 18 de dezembro do ano passado compareceram para tomar posse. Os eleitos e agora empossados são os seguintes: Reinaldo Jalasca (PSDB), Natália Velasques (PSDB), Agnaldo Pereira Lima (PSDB), Lourdes Monteiro (PL), Jelson Bernabé (Republicanos), Waldecir Fernandes (União Brasil), Ângela Derzi (PSDB), Edinho Quintana (PT), Carlos Bordão (PSDB), Kleber Ortiz (PSDB), Marcelino Nunes (PP), Thiago Vedana (PSDB), José Menino Júnior (PSDB), Neli Abdulahad (União Brasil), Puka Valdez (PSDB), Leandro Lele (Republicanos) e Subtenente Morinigo (PDT).

Com a nova composição o PSDB se mantém como o partido com o maior número de parlamentares no legislativo municipal. A bancada do PSDB será composta por nove vereadores. União Brasil e Republicanos cada um elegeu dois vereadores e os partidos PL, PP, PT e PDT elegeram apenas um representante cada um para a Câmara Municipal de Ponta Porã.

Discursos

O líder do Progressistas, vereador Marcelino Nunes, que exaltou a qualidade da gestão pública que faz Ponta Porã avançar. “Vamos seguir trabalhando para que todos os dias sejam bons e isso é possível quando as ações são conjuntas. O prefeito Eduardo Campos plantou boas sementes e hoje colhe bons frutos. Estou assumindo o sétimo mandato e temos responsabilidade com o município e nosso mandato será propositivo sem brigas, na defesa de bons projetos e de defesa do fortalecimento da integração Brasil-Paraguai. Política se faz olhando para frente e é assim que vamos atuar na Câmara Municipal”.

Em seguida foi a vez do líder do Republicanos, vereador Jelson Bernabé fazer o seu pronunciamento. “O sentimento que quero manifestar é de gratidão ao povo de Ponta Porã por me conceder mais um mandato. Agradeceu a Deus e a minha família e a cada um dos 1.237 eleitores que me confiaram seus votos. E quero desejar a todos os colegas vereadores, ao prefeito Eduardo Campos e ao vice, Patrick Derzi, sucesso no mandato 2025-2028 e juntos podemos transformar para melhor a nossa cidade”, ressaltou.

Logo depois a vereadora Lourdes Monteiro falou como representante do Partido Liberal (PL). “Estou com o coração cheio de gratidão. Agradeceu primeiro a Deus por estar aqui assumindo o mandato de vereadora pela terceira vez e renovo o meu compromisso com o povo de Ponta Porã. Esse foi um mandato conquistado com um gosto especial, foi uma luta árdua, mas com fé em Deus, confiança no trabalho desenvolvido e apoio das pessoas conseguimos uma grande vitória, foram 1.718 votos e prometo muita luta e dedicação”, disse. Lourdes Monteiro fez questão de agradecer a família nas pessoas do filho Marlon e do marido Tararau e do irmão José Carlos Monteiro.

O PSDB que elegeu o maior número de vereadores escolheu Carlos Bordão para falar em nome dos eleitos. “Primeiro agradeço o gesto nobre do partido em permitir fazer uso da palavra. A posse faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade de zelar pelos mais de 100 mil moradores do município. O nosso partido desempenha papel fundamental no desenvolvimento e precisamos enaltecer o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja que deram total apoio para a reeleição do nosso prefeito Eduardo Campos. Agora é hora de trabalhar”, disse relembrando o trabalho dos ex-prefeitos do PSDB, Flávio Kayatt e Hélio Peluffo Filho e também do vereador já falecido Rony Lino e do professor Adir Teixeira, outra grande liderança do partido que também já faleceu.

Edinho Quintana que assumiu o seu terceiro mandato falou em nome do Partido dos Trabalhadores (PT). “É com muita honra que assumo o terceiro mandato e quero agradecer primeiro a Deus e depois a minha família, minha mãe está aqui e também quero destacar o apoio que sempre recebi do meu falecido pai. Hoje estou com um anel que era dele e sinto aqui a presença dele que tanto me ensinou e ajudou no início da carreira política em 2012. Não cheguei até aqui sozinho. Tenho que agradecer ao presidente do meu partido Paulinho Roberto, o empresário da educação Carlos Bernardo, aos eleitores de Ponta Porã, especialmente do distrito de Sanga Puitã”, disse.

A vereadora Neli Abdulahad falou em nome da bancada do União Brasil. “Hoje é dia de agradecimento e estou aqui pela terceira vez. Vou continuar trabalhando pela nossa gente, principalmente por aquelas pessoas que mais precisam. Agradeço a todos que me confiaram seus votos e a minha família pelo apoio, os meus oito irmãos me ajudaram muito nessa caminhada”. Neli também exaltou a capacidade dos secretários escolhidos e empossados pelo prefeito Eduardo Campos.

O vereador Dionaldo Morinigo falou em nome do PDT. “A posse é um momento de muita responsabilidade e de compromisso com a população. Vamos fazer um mandato com seriedade, disciplina e coragem que aprendi como bombeiro militar. Temos que valorizar o trabalho em equipe com respeito ao próximo e prometo atuar com dedicação e esforço para atender ao interesso do povo. Ponta Porã exige seriedade no setor público e queremos trabalhar com ética e transparência e agradeço também o apoio da minha família”, disse.

Categoria: